Para a execução do projeto e dos serviços de instalações elétricas serão utilizadas e observadas as normas brasileiras, as da Contratante fornecedora de energia e, se for o caso, a critério da Administração do Centro de Eventos, as normas internacionais.
No projeto de montagem do Centro de Distribuição de Energia do estande (CDE) será obrigatoriamente observado:
- A inclusão de DR dispositivo diferencial residual com sensibilidade 30 mA instalado no circuito geral, necessário para detectar fuga de energia;
- Disjuntor geral de entrada, trifásico, compatível com a carga instalada;
- Painel metálico, possuindo barramento para neutro e terra;
- Protetor de surto (descargas atmosféricas e sobtensões);
- Proteção mecânica dos bornes dos disjuntores (isolamento contra choque elétrico).
As ligações das cargas para alimentação de equipamentos ou para iluminação dos estandes serão realizadas dentro de caixas metálicas, com emendas devidamente isoladas com fita não propagante de chama ou por meio de tomadas e plugs.
Não será permitida a distribuição de rede elétrica sobre materiais combustíveis.
É exigência do Centro de Eventos FIERGS a execução de aterramento dos estandes construídos com material metálico, como estruturas metálicas, montantes metálicos etc., e todo e qualquer equipamento ligado à energia elétrica.
Conforme NBR-5410 6.1.3.1.1 – Tensão: “Os componentes devem ser adequados à tensão nominal (valor eficaz em corrente alternada) da instalação. Se, no esquema TT, o condutor neutro for distribuído, os componentes ligados entre uma fase e neutro devem ser isolados para a tensão entre fases”. Portanto, uma vez que a tensão entre fases no Pavilhão é de 380 V, não serão aceitos condutores do tipo “fio paralelo”, pois seu isolamento é para 300 V.
Na ocasião da montagem do estande e após a apresentação necessária do projeto e da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e/ou Registro de Responsabilidade Técnica de projeto e execução, a equipe de apoio do Centro de Eventos FIERGS fornecerá o plug compatível com a carga elétrica real do estande e indicará a tomada a ser utilizada pelo expositor.
A equipe técnica do pavilhão fornecerá o ponto de energia elétrica, o cabo do estande até o local do ponto de energia é de responsabilidade do promotor/expositor.
Equipamento para Alimentação Elétrica de Estande

O cabo de interligação, a partir do plug, deverá atender obrigatoriamente a seguinte especificação:
- Tomadas 32 A: cabo 4 x 6 mm2 + 1 x 6 mm2;
- Tomadas 63 A: cabo 4 x 16 mm2 + 1 x 16 mm2;
- Tomadas 125 A: cabo 4 x 50 mm2 + 1 x 25 mm2.

Plug Tipo
A empresa contratada pela Contratante do evento para realização dos serviços de instalação elétrica executará as redes internas dos estandes até o centro de distribuição, bem como a ligação do centro de distribuição na rede de energia elétrica indicada pela equipe técnica do Contratado, observando a correta conexão do cabo no plug.
Instalações de Tomadas de serviços e ou similares:
Promotor/expositor/fornecedor deverá providenciar um CD simples (tomada e disjuntor), como figura abaixo, para suas necessidades:

Fusível
É um dispositivo de segurança de um circuito elétrico que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito quando a corrente ultrapassar o limite permitido do fusível, evitando assim, um curto circuito.
Em caso de curto circuito e sobrecargas o fusível queima a fim de proteger e/ou minimizar um dano aos equipamentos do CONTRATANTE.
A informação correta da carga de energia elétrica necessária, influência esta ação.
Em caso de queima do fusível, a reposição será cobrada da CONTRATANTE, conforme tabela de preços atualizada.
Observações: Instalações Elétricas para área externa consultar Centro de Eventos.
O projeto do estande deverá contemplar o equilíbrio de cargas em todas as fases. Na energização do estande, a equipe técnica do Centro de Eventos FIERGS fará medições para conferência e, se necessário, indicará alterações para obtenção do efetivo balanceamento; também, em caso de necessidade, indicará as alterações na distribuição, de forma a garantir o equilíbrio das cargas por fase e por setor.
A Contratante deverá instruir os expositores e o serviço de segurança contratados para o evento para que a energia dos estandes seja desligada após o encerramento das atividades diárias. A relação dos equipamentos que eventualmente não possam ser desligados deverá ser, diária e previamente, entregue à administração do Centro de Eventos.

Conector Tipo

Tomada com Plug
A equipe técnica do Centro de Eventos FIERGS autorizará a instalação de pontos de energia elétrica mediante:
- Recebimento da planilha contendo quantidade, localização do ponto, e carga (KWA);
- Análise de capacidade de atendimento;
- Verificação de condições de acesso às canaletas;
- Instalação de rampas de proteção quando em pontos de circulação de público;
- Recebimento da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica pelo engenheiro responsável pelo projeto elétrico do estande.
Para informações de instalações elétricas especificas do evento, consultar o capítulo “Instalações Elétricas”.