Notícias

Teatro do SESI completa 20 anos marcando a história cultural de Porto Alegre

Espaço integra o Centro de Eventos FIERGS e foi inaugurado no Dia da Indústria, em 1997

 Um espetáculo acontece no curto espaço de tempo entre a abertura e o fechamento das cortinas, mas a memória afetiva desses momentos permanece por muitos anos na lembrança do público, artistas e equipe técnica. Este é o sentimento que fica quando se olha para trás e se percebe que o caminho foi percorrido com sucesso. É assim que acontece com o Teatro do SESI, que completa, em maio, 20 anos de shows, peças e eventos que marcaram a lembrança de milhões de pessoas.

O teatro foi oficialmente inaugurado em uma cerimônia para convidados no dia 25 de maio de 1997, Dia da Indústria e do Industriário. O surgimento do espaço foi um marco para o Rio Grande do Sul. Sua capacidade tecnológica e estrutural, inédita no Estado, possibilitou a montagem de eventos maiores do que a cidade estava habituada a receber.

Abrir o caminho para a vinda desses espetáculos consolidou o Teatro do SESI na história cultural de Porto Alegre. O local tem capacidade para aproximadamente 1.750 espectadores- sendo dezesseis deles para portadores de necessidades especiais. A criação de um espaço desse porte beneficiou não apenas o público, mas toda uma rede profissional, incluindo produtores, artistas e técnicos.

Entre os artistas que passaram pelo palco do teatro, estão grandes nomes da música internacional, como James Blunt, Nora Jones, Jorge Drexler e Tony Benett, e nacional, como Maria Bethânia, Mutantes, Gilberto Gil, Titãs e Cássia Eller.
Em 2017, o Teatro do SESI abriu sua agenda cultural com ninguém menos que Zé Ramalho. Em junho, o espaço receberá o show de Gal Costa.

A apresentadora Hebe Camargo, uma das personalidades mais conhecidas do País, mobilizou fãs e curiosos quando gravou um especial para o seu programa no Teatro do SESI, em 1998. Por conta desse episódio, reprisado diversas vezes, o local ganhou grande visibilidade nacional.

O Teatro do SESI recebeu, ainda, diversos eventos como formaturas e encontros empresariais. O Colégio Farroupilha foi a primeira instituição de ensino a realizar uma cerimônia de colação de grau no espaço, em 1998. A partir de então, outras instituições, especialmente universidades, passaram a fazer suas formaturas no teatro. Em 2008, o Sistema FIERGS promoveu a primeira edição do Congresso Internacional de Inovação, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), cujos debates aconteceram no Teatro do SESI.

Em comemoração aos 20 anos, o teatro recebeu novas cortinas de palco, estreadas em março deste ano. São mais de 1.300 metros quadrados de veludo sintético preto, com detalhes em vermelho escuro no centro. O tecido das cortinas tem a capacidade de não propagar chamas e segue o mesmo padrão das poltronas do teatro.

O gerente do Centro de Eventos FIERGS, Maurício Duval Macedo, aponta que o teatro se destaca por conseguir aliar a grande estrutura com o contato humanizado de todos os funcionários, que contribuem para as produções. “Encontramos esse reconhecimento não só no público e no mercado, mas também por meio dos depoimentos de artistas que já passaram por aqui”, aponta. O Teatro do SESI possui um livro de registros, desde sua inauguração, que reúne declarações afetuosas de grandes artistas que já pisaram no seu palco.

 

Veja também