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PROTOCOLOS PARA PREVENÇÃO À COVID-19 CENTRO DE EVENTOS FIERGS

O Centro de Eventos FIERGS (CEFIERGS) elaborou este protocolo com algumas recomendações a colaboradores, promotores, visitantes, fornecedores e clientes.

Todas as orientações seguem as diretrizes dos órgãos responsáveis, e atendem a finalidade de impedir a disseminação do vírus e aderir às novas normas de convívio social.

O objetivo deste protocolo é orientar a todos os públicos das providências necessárias para a organização e realização de eventos no Centro de Eventos FIERGS.

 

AÇÕES

  • Na entrada principal, o ticket do estacionamento será gerado automaticamente evitando o toque das mãos;
  • Todos os clientes e fornecedores passarão por um processo de aferição de temperatura;
  • O uso de máscara será obrigatório para todos (bem ajustada e cobrindo boca, nariz e queixo);
  • Nas áreas comuns você encontrará sinalizações e orientações para que seja respeitado o distanciamento social e uso de álcool gel 70%;
  • Todos os ambientes passarão por um processo de higienização após o término de cada evento;
  • Todos os espaços trabalharão com capacidade de público autorizado pelos governantes;
  • Nos espaços permitidos, o consumo de alimentos e bebidas só poderá ser realizado por clientes respeitando os protocolos;
  • O uso dos elevadores será restrito para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção, com a capacidade reduzida;
  • Os acessos do público tanto para entrada como para saída deverão ser escalonados, a fim de evitar aglomerações em escadas, portas e corredores.

 

LOTAÇÃO

O controle de público para não exceder a capacidade dos espaços é de responsabilidade do cliente, os espaços serão disponibilizados atendendo as regras de sistema controlado.

 

Pavilhão:

  • As salas, do andar superior, seguem as orientações do item “Salas”;
  • O ambiente térreo obter junto aos órgãos competentes a liberação para realização, com exceção a formatação plenária;
  • As montagens no espaço iniciarão após apresentação da cópia do Alvará de Liberação, quando aplicável.

 

Salas:

  • As montagens com cadeiras atenderão a capacidade permitida e poderão variar com o formato/layout do evento;
  • Deverá ser apresentado, antecipadamente, o layout a ser montado no espaço.

 

Teatro:

  • O mapa de ocupação poderá ser disponibilizado mediante consulta, a capacidade deverá respeitar as orientações da data da realização do evento;
  • Consultar, sempre, o tempo máximo permitido para a duração do evento;
  • Público exclusivamente sentado;
  • Os assentos sinalizados não poderão ser utilizados;
  • O espaço cyber space estará desativado;
  • NÃO HAVERÁ SERVIÇOS DE CHAPELARIA, solicitamos informar a todos que não será permitido acessar o Teatro com alimentos e bebidas, nem mercadorias ou produtos que sejam perigosos ou incômodos aos participantes do evento. Entre eles, destacam-se: inflamáveis, explosivos, produtos nocivos à saúde ou que produzam emanações desagradáveis e/ou corrosivas. Caso tenhamos algum destes materiais, os mesmos deverão ser descartados antes do acesso ao Teatro do SESI. O Centro de Eventos FIERGS não dispõe de espaço para armazenamento.

 

AFERIÇÃO DE TEMPERATURA
  • Aferição diária da temperatura de visitantes, colaboradores e terceiros, diminuindo possíveis casos suspeitos e transmissões nas áreas de trabalho;
  • Estará liberado acesso com a temperatura corporal até 37,5°C, acima desta temperatura serão orientados a procurar atendimento médico.

 

Pavilhão:

O CLIENTE deverá providenciar pessoal e equipamentos para aferição de temperatura em todos os pontos que houver acesso.

 

Teatro e Salas:

Agentes estarão na recepção do Sistema FIERGS, na entrada principal do Teatro e demais acessos necessários, aferindo a temperatura.

 

ÁLCOOL GEL 70%
  • Instalado nas áreas comuns, com abastecimento pelo Centro de Eventos FIERGS;
  • No Pavilhão onde os layouts são variados, o Centro de Eventos manterá a instalação e abastecimento dos dispensers de álcool gel nas entradas dos sanitários, demais locais devem ser providenciados pelo CLIENTE. 

 

MÁSCARAS
  • Será exigido o uso correto e constante de máscara (cobrindo queixo e nariz);
  • No espaço Cafeteria Applause o produto máscaras descartáveis estará disponível para venda.

 

Salas e Teatro:

  • Estarão disponíveis em algumas áreas comuns lixeiras específicas e identificadas exclusivamente para máscaras e luvas descartáveis. A coleta será realizada por empresa especializada.

 

Pavilhão:

  • É de responsabilidade do CLIENTE colocar a disposição lixeiras específicas e identificadas exclusivamente para máscaras e luvas descartáveis.

 

DISTANCIAMENTO
  • Caberá ao CLIENTE do evento organizar e orientar o fluxo de pessoas com intervalo suficiente para dispersão dos participantes;
  • O layout das montagens deverá respeitar o distanciamento informado no Decreto;
  • Deverá ser escalonado grupos de acesso ao evento, respeitando a limitação do espaço;
  • Serão permitidos acesso para os convidados/credenciados, conforme logística do evento;
  • Não serão permitidas aglomerações nos espaços de acesso às salas/teatro/pavilhão;
  • Os convidados deverão deixar as dependências do Centro de Eventos FIERGS, logo após o encerramento do evento;
  • Marcação no piso: disponível nas entradas das plateias do Teatro, nos balcões do Foyer Térreo, elevadores e sanitários.

Para eventos específicos, consultar Administração do Centro de Eventos FIERGS.

 

HIGIENIZAÇÃO PESSOAL E DOS AMBIENTES
  • Todos os colaboradores serão orientados constantemente a higienizar as mãos e para não cumprimentar pessoas com apertos de mãos ou qualquer tipo de contato físico, como também serão instruídos sobre a etiqueta respiratória;
  • Em todos os sanitários a equipe e os produtos utilizados serão administrados pelo Centro de Eventos FIERGS;
  • Dispenser de álcool gel 70%, estão instalados na entrada de cada bateria de sanitários;

 

Pavilhão:

  • É de responsabilidade do CLIENTE.

 

Salas e Teatro:

  • Os espaços contarão com equipe orientada a reforçar limpeza nos locais que ficam expostos ao toque das mãos;
  • No acesso ao Foyer Térreo, Camarins e Docas de Acesso, estará disponível papel toalha e álcool gel 70% para higienização de bolsas ou outro material pessoal;
  • Após o término de cada evento haverá higienização dos ambientes;
  • O material de propriedade do CLIENTE (cadeiras, mesas, decoração e outros) deverá ser higienizado por este.

 

 

COMUNICAÇÃO
  • Deverá ser implantado processo de comunicação sobre normas para realização do evento dentro do protocolo de segurança estabelecido. Ação sugerida para ocorrer no pré-evento por conta do CLIENTE;
  • Caberá ao CLIENTE orientar o fluxo do público para entrada e saída com sentido único e de forma escalonada com intervalo de tempo para dispersão;
  • Para as saídas, orientar que os participantes próximos das portas sejam os primeiros a se retirar para evitar aglomeração e cruzamento entre pessoas;

 

Pavilhão:

  • É de responsabilidade do CLIENTE.
  • Será disponibilizado áudio com protocolos de prevenção, desde o acesso do público até o início do evento.

 

Salas e Teatro:

  • Distribuídos nos acessos e nas entradas dos ambientes, totens com os protocolos básicos da segurança sanitária;
  • Será disponibilizado áudio com protocolos de prevenção, desde o acesso do público até o início do evento.

 

ELEVADORES
  • O elevador está sinalizado com sua capacidade máxima. 

 

ALIMENTOS E BEBIDAS
  • Os fornecedores oficiais do Centro de Eventos FIERGS operarão dentro da Portaria SES nº 319/2020;
  • No Foyer Térreo estará em funcionamento a cafeteria para atender público;
  • No Pavilhão a praça de alimentação será montada conforme layout do evento;
  • Proibido o consumo, de alimentos e bebidas, no interior do teatro;
  • Demais necessidades, consultar a Administração do Centro de Eventos.

 

ESTACIONAMENTO
  • Acessos nas cancelas: ticket automático sem o acionamento do botão;
  • Mensagem eletrônica nas cancelas;
  • Pagamentos em cartão e dinheiro, mas sempre que possível orientar o pagamento em cartão;
  • Colaboradores estão atentos à aglomeração de clientes nas áreas de pagamentos;
  • Os terminais de pagamento serão higienizados periodicamente e possuirão sinalização no piso para distanciamento;
  • Proibidos serviços de valet.

 

EQUIPE DE FISCALIZAÇÃO
  • Equipe do Centro de Eventos em conjunto com seus fornecedores, devidamente treinados, auxiliarão na fiscalização do cumprimento dos protocolos de segurança sanitária, não eximindo o CLIENTE desta responsabilidade.
  • O CLIENTE deverá monitorar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual de todos os envolvidos no evento.

 

CREDENCIAMENTO

O Centro de Eventos FIERGS não possui gerenciamento de convites ou de credenciamento dos participantes nos eventos realizados em suas dependências;

  • É responsabilidade do CLIENTE o credenciamento no modo digital ou eletrônico, de todos os envolvidos no evento, assim como manter tais dados, atendendo aos protocolos.

O CLIENTE deverá compartilhar com o Centro de Eventos como será o acesso do público do evento (fornecedores e clientes).

 

 CIRCULAÇÃO DE AR
  • O Centro de Eventos deverá:
  • Cumprir rigorosamente as atividades definidas no Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC);
  • Otimizar a renovação de ar externo, se possível, de forma a minimizar ou eliminar a circulação e captar todo o ar externo adequado com filtragem;
  • Manter os sistemas de climatização para operação durante todo o período de permanência de pessoas a fim de reduzir o risco de contaminação. 
  • As portas/portões de acesso poderão permanecer abertas;
  • Os sistemas de exaustão mecânica de sanitários permanecerão ligados, com operação em máxima vazão de ar;
  • Nos foyers e salas, as janelas poderão se manter abertas, mesmo com climatização ligada.

 

DEMAIS INFORMAÇÕES
  • Visando conferir mais segurança e conforto aos seus clientes, bem como aos visitantes e participantes nos eventos realizados em suas dependências, o Centro de Eventos FIERGS coloca à disposição os serviços de urgência e emergência médica, considerando: 01 (um) ambulatório médico equipado para atendimento de emergências com socorrista (técnico em enfermagem) para atendimento;
  • A montagem e operação nos espaços deverão respeitar os protocolos:
    • Evitando aglomeração;
    • Mantendo o espaço higienizado;
    • Disponibilizando álcool gel 70%;
    • Demais requisitos obrigatórios.
  • Para formaturas, consultar manual específico.

 

ANEXOS
  • Responsabilidade

Planilha identificando as responsabilidades.

TODO E QUALQUER PROCEDIMENTO DEVERÁ RESPEITAR AS LEGISLAÇÕES VIGENTES E DEMAIS DOCUMENTAÇÕES EXIGIDAS EM CONTRATO.

 

RESPONSABILIDADES

 

AÇÃO PAVILHÃO SALAS e TEATRO
CEFIERGS CLIENTE CEFIERGS CLIENTE
Aferir de temperatura                 X                X  
Controlar o acesso da equipe de trabalho                  X                 X        
Disponibilizar álcool gel 70% nas áreas comuns                  X                X  
Sinalizar as áreas comuns                  X                X       
Informar capacidade de ocupação                  X                        X  
Limpar áreas comuns                 X                        X             
Limpar mobiliário do Centro de Eventos FIERGS                X                             X             
Limpar material do CLIENTE                  X                             X           
Limpar sanitários                 X                             X               
Organizar e orientar o fluxo de pessoas com intervalo suficiente para dispersão dos participantes                  X                            X       
Escalonar o horário de chegada para uso dos espaços de apoios e camarins, respeitando a limitação do número de pessoas e permanência no local                  X                            X           
Controlar o acesso dos convidados na entrada principal do espaço                  X                X       
Orientar o púbico para dirigir-se diretamente à sua poltrona de acordo com a localização dela, quando houver                 X                 X
Credenciar no modo digital ou eletrônico, atendendo os protocolos                  X                          X      
Entregar as informações do credenciamento à Administração do Centro de Eventos FIERGS (somente nas salas e teatro)                X                X         
Manter a FISCALIZAÇÃO constante                X                          X                        X                    X           

 

 

AÇÕES DO MESTRE DE CERIMÔNIAS, QUANDO HOUVER
No término do evento a saída deverá ser escalonada. Ratificando que o público não poderá permanecer no local.
Convidados deverão deixar as dependências do Centro de Eventos FIERGS, logo após o encerramento da cerimônia.
Os cumprimentos pós-evento não serão autorizados nas dependências do Centro de Eventos FIERGS. O aviso, também, deverá ser feito pelo CLIENTE aos seus clientes.
Orientar o fluxo do público para as saídas com sentido único e de forma escalonada com intervalo de tempo para dispersão.
Para as saídas, orientar que os participantes próximos das portas sejam os primeiros a se retirar para evitar aglomeração e cruzamento entre pessoas.