PROTOCOLOS PARA PREVENÇÃO À COVID-19 CENTRO DE EVENTOS FIERGS
Com a alteração nos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, através do através do decreto nº 56.199, o Centro de Eventos FIERGS (CEFIERGS) informa as recomendações a colaboradores, promotores, visitantes, fornecedores e clientes.
Todas as orientações seguem as diretrizes dos órgãos responsáveis, e atendem a finalidade de impedir a disseminação do vírus e aderir às novas normas de convívio social.
O objetivo deste protocolo é orientar a todos os públicos das providências necessárias para a organização e realização de eventos no Centro de Eventos FIERGS.
AÇÕES:
- Na entrada principal, o ticket do estacionamento será gerado automaticamente evitando o toque das mãos;
- O uso de máscara será obrigatório para todos (bem ajustada e cobrindo boca, nariz e queixo);
- Nas áreas comuns você encontrará sinalizações e orientações para que seja respeitado o distanciamento social e uso de álcool gel 70%;
- Todos os ambientes passarão por um processo de higienização após o término de cada evento;
- Nos espaços permitidos, o consumo de alimentos e bebidas só poderá ser realizado por clientes respeitando os protocolos;
- O uso dos elevadores é preferencialmente para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção;
- Importante avaliar os acessos do público tanto para entrada como para saída, a fim de evitar aglomerações em escadas, portas e corredores.
LOTAÇÃO:
O controle de público para não exceder a capacidade dos espaços é de responsabilidade do cliente.
Pavilhão:
- As salas, do andar superior, seguem as orientações do item “Salas”;
- O ambiente térreo deverá obter junto aos órgãos competentes a liberação para realização, com exceção a formatação plenária;
- As montagens no espaço iniciarão após apresentação da cópia do Alvará de Liberação, quando aplicável.
Salas:
- As montagens com cadeiras atenderão a capacidade permitida e poderão variar com o formato/layout do evento;
- Deverá ser apresentado, antecipadamente, o layout a ser montado no espaço.
Teatro:
- O mapa de ocupação poderá ser disponibilizado mediante consulta, a lotação deverá respeitar a capacidade do espaço;
- Por medida de segurança e em atendimento ao preceituado pela legislação vigente (Leis Complementares 12/75 e 226/90 – Código de Posturas do Município), temos como norma o fechamento das portas de acesso às plateias quando a lotação se esgota. A partir desse momento o público terá como alternativa, se disponível e mediante confirmação, os foyers do primeiro e segundo pavimentos;
- Os assentos sinalizados não poderão ser utilizados;
- O espaço cyber space estará desativado;
- NÃO HAVERÁ SERVIÇOS DE CHAPELARIA, solicitamos informar a todos que não será permitido acessar o Teatro com alimentos e bebidas, nem mercadorias ou produtos que sejam perigosos ou incômodos aos participantes do evento. Entre eles, destacam-se: inflamáveis, explosivos, produtos nocivos à saúde ou que produzam emanações desagradáveis e/ou corrosivas. Caso tenhamos algum destes materiais, os mesmos deverão ser descartados antes do acesso ao Teatro do SESI. O Centro de Eventos FIERGS não dispõe de espaço para armazenamento.
ÁLCOOL GEL 70% |
- Instalado nas áreas comuns, com abastecimento pelo Centro de Eventos FIERGS;
- No Pavilhão onde os layouts são variados, o Centro de Eventos manterá a instalação e abastecimento dos dispensers de álcool gel nas entradas dos sanitários, demais locais devem ser providenciados pelo CLIENTE.
MÁSCARAS |
- Será exigido o uso correto e constante de máscara (cobrindo queixo e nariz);
- No espaço Cafeteria Applause o produto máscaras descartáveis estará disponível para venda.
Salas e Teatro:
- Estarão disponíveis em algumas áreas comuns lixeiras específicas e identificadas exclusivamente para máscaras e luvas descartáveis. A coleta será realizada por empresa especializada.
Pavilhão:
- É de responsabilidade do CLIENTE colocar à disposição lixeiras específicas e identificadas exclusivamente para máscaras e luvas descartáveis.
DISTANCIAMENTO |
É recomendado:
- O CLIENTE do evento, organizar e orientar o fluxo de pessoas;
- Sempre que possível, escalonar grupos de acesso ao evento, respeitando a limitação do espaço;
- Evitar aglomerações nos espaços de acesso às salas/teatro/pavilhão;
Para eventos específicos, consultar Administração do Centro de Eventos FIERGS.
HIGIENIZAÇÃO PESSOAL E DOS AMBIENTES |
- Todos os colaboradores serão orientados constantemente a higienizar as mãos, bem como também serão instruídos sobre a etiqueta respiratória;
- Em todos os sanitários a equipe e os produtos utilizados serão administrados pelo Centro de Eventos FIERGS;
- Dispenser de álcool gel 70%, estão instalados na entrada de cada bateria de sanitários;
Pavilhão:
- É de responsabilidade do CLIENTE.
Salas e Teatro:
- Os espaços contarão com equipe orientada a reforçar limpeza nos locais que ficam expostos ao toque das mãos;
- No acesso ao Foyer Térreo, Camarins e Docas de Acesso, estará disponível papel toalha e álcool gel 70% para higienização de bolsas ou outro material pessoal;
- Após o término de cada evento haverá higienização dos ambientes;
- O material de propriedade do CLIENTE (cadeiras, mesas, decoração e outros) deverá ser higienizado por este.
COMUNICAÇÃO |
- Recomenda-se nas saídas, orientar que os participantes próximos das portas sejam os primeiros a se retirar para evitar aglomeração e cruzamento entre pessoas.
Pavilhão:
- É de responsabilidade do CLIENTE.
Salas e Teatro:
- Distribuídos nos acessos e nas entradas dos ambientes, totens com protocolos da segurança sanitária.
ELEVADORES |
- O elevador está sinalizado com sua capacidade máxima.
ALIMENTOS E BEBIDAS |
- Os fornecedores oficiais do Centro de Eventos FIERGS operarão dentro da Portaria SES nº 319/2020;
- No Foyer Térreo estará em funcionamento a cafeteria para atender público;
- No Pavilhão a praça de alimentação será montada conforme layout do evento;
- Proibido o consumo, de alimentos e bebidas, no interior do teatro;
- Demais necessidades, consultar a Administração do Centro de Eventos.
ESTACIONAMENTO |
- Acessos nas cancelas: ticket automático sem o acionamento do botão;
- Pagamentos em cartão e dinheiro, mas sempre que possível orientar o pagamento em cartão;
- Os terminais de pagamento serão higienizados periodicamente;
- Proibido serviços de valet.
EQUIPE DE FISCALIZAÇÃO |
- Equipe do Centro de Eventos em conjunto com seus fornecedores, devidamente treinados, auxiliarão na fiscalização do cumprimento dos protocolos de segurança sanitária, não eximindo o CLIENTE desta responsabilidade.
- O CLIENTE deverá monitorar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual de todos os envolvidos no evento.
BILHETERIA |
O Centro de Eventos FIERGS não possui gerenciamento do serviço de bilheteria.
- É responsabilidade do CLIENTE está contratação, quando necessário.
CIRCULAÇÃO DE AR |
- O Centro de Eventos deverá:
- Cumprir rigorosamente as atividades definidas no Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC);
- Otimizar a renovação de ar externo, se possível, de forma a minimizar ou eliminar a circulação e captar todo o ar externo adequado com filtragem;
- Manter os sistemas de climatização para operação durante todo o período de permanência de pessoas, durante a realização do evento, a fim de reduzir o risco de contaminação.
- Os sistemas de exaustão mecânica de sanitários permanecerão ligados, com operação em máxima vazão de ar.
DEMAIS INFORMAÇÕES |
- Visando conferir mais segurança e conforto aos seus clientes, bem como aos visitantes e participantes nos eventos realizados em suas dependências, o Centro de Eventos FIERGS coloca à disposição os serviços de urgência e emergência médica, considerando: 01 (um) ambulatório médico equipado para atendimento de emergências com socorrista (técnico em enfermagem) para atendimento;
- A montagem e operação nos espaços deverão respeitar os protocolos:
- Recomenda-se evitar a aglomeração;
- Disponibilizando álcool gel 70%;
- Demais requisitos obrigatórios.
- Para formaturas, consultar manual específico.
ANEXOS |
- Responsabilidade
Planilha identificando as responsabilidades.
TODO E QUALQUER PROCEDIMENTO DEVERÁ RESPEITAR AS LEGISLAÇÕES VIGENTES E DEMAIS DOCUMENTAÇÕES EXIGIDAS EM CONTRATO.
RESPONSABILIDADES |
AÇÃO | PAVILHÃO | SALAS e TEATRO | ||
CEFIERGS | CLIENTE | CEFIERGS | CLIENTE | |
Disponibilizar álcool gel 70% nas áreas comuns | X | X | ||
Limpar áreas comuns | X | X | ||
Limpar mobiliário do Centro de Eventos FIERGS | X | X | ||
Limpar material do CLIENTE | X | X | ||
Limpar sanitários | X | X | ||
Recomenda-se organizar e orientar o fluxo de pessoas com intervalo suficiente para dispersão dos participantes | X | X | ||
Recomenda-se escalonar o horário de chegada para uso dos espaços de apoios e camarins | X | X | ||
Recomenda-se orientar o púbico para dirigir-se diretamente à sua poltrona de acordo com a localização dela, quando houver | X | X | ||
Providenciar sistema de bilheteria | X | X | ||
Manter a FISCALIZAÇÃO constante | X | X | X | X |
RECOMENDA-SE AO CLIENTE |
No término do evento, escalonar a saída. |
Que os convidados deixem as dependências do Centro de Eventos FIERGS, logo após o encerramento do evento. |
Orientar o fluxo do público para as saídas com sentido único e de forma escalonada com intervalo de tempo para dispersão. |
Orientar que os participantes próximos das portas sejam os primeiros a se retirar para evitar aglomeração e cruzamento entre pessoas. |